Oficina 3 – Publicar-se como força da natureza

Foto: Eduardo Santos

Tempo e forma na edição de publicações autorais!
O título dado à oficina por André Telles do Rosário, ou Trelles, como é conhecido no mundo da publicação autoral, já aponta para os caminhos poéticos e subjetivos a serem trilhados ao longo das 20h/aulas de encontros.
Pensada a partir dos livros Esculpir o Tempo, de Tarkóvski, e A Página Violada, de Paulo Silveira, os diálogos propostos por Trelles deverão ter ponto de partida bem anterior ao da criação do livro em si, bem no surgimento da centelha criativa e em seu encontro com o suporte artístico adequado à sua materialização.
Em seguida, o livro será tratado em suas especificidades, com o traçado de um panorama da história do livro através de alguns formatos e edições, exemplos de autoedição e edição independente na literatura e nas artes gráficas, encerrando com noções básicas e dicas de revisão e edição.

TRELLES é o apelido de André Telles do Rosário. Tem três livros de poemas publicados: PSICONÁUTICA (Edição do Autor, 2006), VOU-ME EMBORA PRA SOROCABA! (Edição do Autor, 2007) e ABRAÇO (Livrinho de Papel Finíssimo, 2009) – e um de contos: QUE LEI QUE NADA (Livrinho, 2009). Participou dos recitais itinerantes CHÁ DAS CINCO e OUTRAS PARADAS, financiados e organizados pelo Governo de Pernambuco em 2007 e 2008, em companhia de poetas performativos conhecidos da cena recifense como Miró, Cida Pedrosa, França e Valmir Jordão. Foi selecionado para a SPA – Semana de Artes Visuais do Recife, em 2002 e 2005, com o projeto RECEFALIA, uma série de intervenções artísticas urbanas, utilizando a cidade como suporte para a poesia, em conjunto com Guto Melo, Camilo Soares e HVB. Foi membro da Livrinho de Papel Finíssimo editora entre 2009 e 2010, onde criou e participou de projetos como LÍTERA TARA e LITERATURA NA HORA. André é ainda professor e doutor em Letras, com pesquisas sobre literatura marginal, saraus, corporalidade e a obra de Miró da Muribeca e sobre Geração Beat e as traduções de On the Road pra América Latina.