Oficina 1 – Encadernação para Publicação de Livros

Daniel Barbosa

O editor e encadernador Daniel Barbosa virá de Curitiba (PR) para oferecer uma oficina inédita no Estado. Muito antes de chegar à mão na massa da encadernação, Daniel vai dialogar sobre as escolhas que devem ser feitas, tendo em vista as relações entre a publicação a ser produzida e as possibilidades existentes para a sua apresentação. Estética, capacidades técnica e orçamentária são variáveis a ser avaliadas no momento da concepção do produto livro.
Segundo a ementa, durante as 20 h/aulas, serão abordados aspectos técnicos e práticos de confecção de publicações artesanais, com foco na produção de zines, livros de capa dura e flexível e folhetim. Serão disponibilizadas 15 vagas. As inscrições começam dia 23 de setembro.
DANIEL BARBOSA é encadernador e editor do ateliê Caderno Listrado Encadernação Contemporânea. Desde 2005, vem desenvolvendo projetos editoriais de arte e literatura, utilizando métodos e processos artesanais de produção editorial e gráfica. No início de 2014, realizou a primeira etapa do projeto Encadernando o Nordeste, que consiste em fazer um mapeamento da cultura da encadernação artesanal nordestina. Foram ministradas 27 oficinas de encadernação, em todas as capitais da região. Recentemente, fundou em Curitiba (PR) o Estúdio Invertido, espaço criado para a produção materiais gráficos, produzidos por meio de processos artesanais de impressão, como tipografia e serigrafia, além de seguir com seu ofício de encadernador e editor.