Exposição PUBLIQUE-SE!

INFORMAÇÕES ATUALIZADAS!!!

As inscrições devem ser feitas até 30 de setembro!

Lygia Pape, Livro da Criação | Fogo 1959 – 1960 Fonte: lygiapape.org.br

A Livrinho de Papel Finíssimo Editora vai realizar a primeira edição do PUBLIQUE-­SE! Festival de Publicação Independente entre os dias 27 de outubro e 29 de novembro de 2015, no Museu da Cidade do Recife – MCR. Além da Exposição PUBLIQUE-SE! de livros de artista, a programação envolve temas que interessam ao campo editorial independente, com atividades de formação, feira e ateliê de publicação. O projeto conta com incentivo do Funcultura – Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco.

A partir do projeto expográfico assinado por Gustavo Albuquerque, um ambiente será preparado para o público refletir sobre as possibilidades do livro em estreito diálogo com as artes gráficas e visuais. Duas modalidades de participação foram criadas e a cada uma será oferecido um prêmio no valor de R$ 2.942,55 (valor bruto de 3.000,00 com dedução de R$ 57,45, referentes aos tributos segundo a legislação de premiação).

Modalidades:

  1. Livros de artista que estarão fisicamente expostos e liberados para manuseio pelo público. A curadoria está a cargo de Betânia Corrêa de Araújo, Gustavo Albuquerque e Livrinho de Papel Finíssimo Editora. Cerca de quarenta artistas foram convidados, de acordo com a ideia de “Cadernos que viram livros que viram cadernos”. Neste caso, a premiação será fruto de voto popular.
  2. Vídeo editado a partir de fotografias do manuseio de livros de artista. Criada para dar oportunidade a livros que, por qualquer razão, não poderiam estar expostos e à disposição dos fruidores. Neste caso, tanto a seleção das peças a serem expostas, quanto a premiação, estão a cargo da curadoria do Festival. As inscrições para este módulo seguem abertas até o dia 30 de setembro. Acesse o FORMULÁRIO.

Lembramos que o livro de artista, assim como o livro-objeto, é uma obra de arte em si. Não serão considerados os envios de catálogos de exposições, compilações de acervos ou biografias ilustradas. Serão bem recebidos tanto os produzidos em cópia única, como os em pequenas tiragens, impressos em técnicas tradicionais de gravura, impressão digital ou produzidos em grandes tiragens e impressos em processos mais comerciais. Não haverá restrição com relação aos materiais utilizados.